segunda-feira, 10 de junho de 2013

O Que é Efeito Estufa;Causas;Soluções

   O  Efeito Estufa é o aprisionamento de parte do calor gerado pelos raios solares na atmosfera terrestre,com o principal objetivo de manter nosso Planeta na temperatura ideal para a vida.
   Apesar de ser algo vital para todos nós,este processo pode ser desequilibrado e seu resultado exponencialmente agravado quando a presença de gases que absorvem parte desse calor for muito maior do que o normal.
   Por isso,quando se fala em '' Aquecimento Global '', ''Derretimento das Calotas Polares'',sempre associamos ao Efeito Estufa quando na verdade devíamos prestar atenção nas causas que aumentam o volume dos gases que resultam nesse desiquilíbrio.
 
   
   Causas do Efeito Estufa
 
   A  maioria de nossas fontes energéticas Petróleo,Carvão,Gás Natural,Madeira liberam carbono C na atmosfera,contribuindo para a formação de CO2  ou Gás Carbônico.Este é,dentre os gases citados,o maior responsável pela intensificação do aquecimento,cerca de 60 por cento.
   Outros gases também tem sua parcela de culpa nessa história,são os gases metano,óxido nitroso e óxidos de nitrogênio.Além disso,as queimadas e as derrubadas de florestas influenciam diretamente nesse desequilíbrio,de um lado liberando mais gases pela Queimada de Madeira e por outro lado,reduzindo o número de Árvores ,principais responsáveis pela eliminação do CO2 do nosso planeta.
     

   Soluções

   Em 1997 foi assinado o Protocolo de Kyoto,onde as grandes nações,maiores emissoras de '' gases de efeito estufa '',assumiram o compromisso de diminuir estas emissões para que o Aquecimento Global fosse retardado.Vale lembrar que os EUA e a Austrália foram as únicas a não assinarem.
   Mas além das empresas,nós podemos e devemos fazer nossa parte,reduzindo o uso de papel não reciclado,utilizando sacolas ecológicas ao invés das plásticas,separando lixo,usando transporte coletivo,aderindo a combustíveis alternativos,entre diversas outras ações que contribuem para a diminuição do Aquecimento do Planeta onde vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário