sexta-feira, 7 de junho de 2013

O Esfriamento Global e Glaciações

           O  Esfriamento Global  ou  Arrefecimento Global  em Portugual,é uma teoria de que ocorrerá um resfriamento total da superfície terrestre iniciado uma nova Era Glacial,ou seja,uma nova glaciação.
           Os  cientistas defensores dessa teoria prevêem que,entre os anos de 2012 a 2015,a temperatura global  da Terra começaria uma lenta redução,que alcançaria os níveis mínimos entre 2055 a 2060.
           Esse período de esfriamento duraria pelo menos 50 anos e que,até o século XXII,a Terra começaria novamente outra fase de Aquecimento Global.
           As glaciações provocaram grandes mudanças no relevo continental e no nível do mar.Quanto a Temperatura Global diminui ocorre,como consequência,o aumento das geleiras ou seja,as baixas temperaturas provocam o congelamento da água nos pólos aumento a quantidade de gelo nas calotas polares.
           Outra consequência é o rebaixamento eustático do nível dos oceanos devido à retenção de água nos pólos.O  Oceano se afasta da linha da costa,das praias,por exemplo,expondo grandes extensões da terra e ligando ilhas e continentes entre si,formando as chamadas pontes terrestres.
            Entre os períodos glaciais há os períodos interglaciais em que a temperatura da Terra se eleva.O período em que vivemos é um período interglacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário