terça-feira, 4 de junho de 2013

Como o Aquecimento Global Pode Mudar Nossa Economia

              O agronegócio e a indústria energética estão entre os setores mais ameaçados pelas mudanças climáticas,segundo especialistas.
              Principal vilão das  emissões de gases  efeito estufa do Brasil,o  desmatamento na floresta amazônica  atingiu uma área de cerca de 175 km quadrado,entre março e abril de 2013,uma queda de quase 50 por cento em relação aos 12 meses anteriores.Apesar dos avanços há muito a ser feito.
              Cerca de 26 por cento do desmatamento na Amazônia legal,área que engloba nove estados brasileiros,é causado pela pecuária.Segundo estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Inpe,entre 1990 e 2006 o rebanho existente na região subiu de 26 milhões para  73 milhões de cabeças ,o que equivale a 36 por cento do total nacional.
              Quanto mais cabeça de gado,mais espaço para a criação de rebanho é necessário.Dessa forma,a emissão de gases do efeito estufa GEEs resultantes das queimadas para a limpeza do solo e dos dejetos dos animais acaba contribuindo para o Aquecimento Global.
              Mas a pecuária que é responsável  por 50 por cento das emissões de gases de efeito estufa no país.Não leva a culpa sozinha.A agricultura também está no rol  de atividades econômicas que contribuem para as mudanças climáticas.
               Segundo Paulo Artaxo,professor do Instituto de Física  da Universidade de São Paulo USP,membro do Experimento de Larga Escala da Biosfera e Atmosfera da Amazônia LBA e do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas IPCC,o agronegócio é um dos principais drivers quando se falam de mudanças climáticas.
               O  uso de fertilizantes e agrotóxicos leva a contaminação do solo e dos lençóis freáticos,e gera emissões de dióxido de carbono CO2,óxido nitroso N20 e metano NH4 para a  atmosfera,compostos que contribuem para o efeito estufa.

                Efeito colateral
     
                E  se toda ação tem uma reação,o agronegócio pode e deve  se preparar para as influências das mudanças climáticas no setor.O aumento da Temperatura,e a alteração no padrão das chuvas e dos níveis de fertilidade do solo podem afetar a produção de alimentos,a criação de rebanho,e até alterar o mapa geográfico dessas atividades.
                Para Artaxo,com o aumento da população mundial e consequentemente,da demanda por alimentos,países como Brasil e Índia-que possuem os maiores rebanhos bovinos do mundo-enfrentarão um  grande desafio;alimentar a população sem aumentar consideravelmente a emissão de GEEs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário